O que é a Bíblia? E como estuda-la?

sábado, 14 de maio de 2016
Muitas pessoas não conseguem entender o que a Bíblia diz, e por esse motivo, acabam a deixando de lado, e consequentemente, perdendo as respostas para as perguntas mais importantes que habitam em nossos corações. Nela encontramos respostas que homem nenhum jamais foi capaz de nos dar, respostas sobre o porquê de estarmos aqui neste mundo. É um Livro capaz de transformar vidas. Por estes motivos quero tratar desse assunto hoje.

Inspirada por Deus


A palavra Bíblia vem do termo grego Biblos, que quer dizer "coleção de livros". Contém 66 livros, 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Foi escrita por pescadores, pastores de ovelhas, médicos, lavradores, sábios, reis e outros. Foram 40 autores, a maioria deles não se conheciam, mesmo assim as informações seguem o mesmo tema e estão interligadas. "Toda Escritura é inspirada por Deus" (2 Timóteo 3:16) e "jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." (2 Pedro 1:21).

Como você viu, as Escrituras não são palavras vindas do homem, mas provenientes do fôlego de Deus, ou seja, com suas palavras os homens escreveram o que Deus queria nos transmitir. Deus falou por meio de Profetas (porta voz de Deus) às outras pessoas (que também somos nós).

O Antigo Testamento e a Lei


Muitos poraí falam que o Antigo Testamento foi abolido, que nele contém apenas tradições judaicas, e que Jesus aboliu a lei, mas preste atenção no que a própria Bíblia diz: "Toda Escritura é inspirada por Deus" (2 Timóteo 3:16)
"Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de Deus permanece eternamente." (Isaías 40:8)
"[Jesus falando] Não penseis que vim destruir a lei  ou os Profetas, não vim para destruir, mas para cumprir." (Mateus 5:17)

Se toda Escritura é inspirada por Deus, e se a Palavra de Deus é eterna, como alguém pode dizer que o Antigo Testamento não tem mais valor? O Próprio Jesus afirmou que não veio abolir a lei, mas veio para cumprir. Outra coisa, a Bíblia diz que toda Escritura é inspirada por Deus, e não por judeus, então o Antigo Testamento é válido sim, pois é a Palavra de Deus. Mais uma coisa, a lei que Jesus aboliu foram as leis cerimoniais, como sacrificar cordeirinhos, por exemplo.

Ninguém tem autorização para mudar a Palavra de Deus ou os Seus Mandamentos. "Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro." (Apocalipse 22:18,19). Se Jesus a cumpriu, dizer que Ele veio abolir a lei é algo sem fundamentos.

Como Estudar a Bíblia


Sabendo que o Antigo Testamento não foi abolido, e que "toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção, para a educação na justiça." (2 Timóteo 3:16), vamos ver agora como estudá-la:

Devemos primeiro pedir entendimento a Deus para entender melhor a Palavra dEle, depois saber sobre o que estudar, por exemplo, Salvação pela graça, a Nova Terra, o Milênio, o batismo, a volta de Cristo, entre outros. Escolhendo um tema, devemos comparar os textos que tratam do mesmo assunto. É importante também ler o contexto em que ele está inserido, muita gente pega um texto isolado e acaba distorcendo tudo. Dessa forma, podemos ter melhor compreensão dos temas vistos. Para facilitar ainda mais eu o aconcelho a baixar um estudo bíblico neste site biblia.com.br.

Por que estudar a Bíblia?


Porque é nela que encontramos a esperança de uma vida melhor, veja: "Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança." (Romanos 15:4)
"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." (Apocalipse 21:4)
Além da garantia de uma vida sem sofrimento, a Bíblia nos ajuda a endireitar nossos caminhos, nos ensina a melhor forma de viver, e, por todas as profecias que já foram cumpridas, nos dá a certeza de que todas as outras lá escritas se cumprirão da mesma maneira.

NOTA: A maioria das pessoas hoje vivem totalmente afastadas de Deus e deixam essas lindas promessas passarem desapercebidas. Por que isso acontece? A verdade é que o dia da volta de Jesus está próximo, e o inimigo de Deus sabe que tem pouco tempo, e está trabalhando para que muitos se percam com ele, ele está cegando os olhos das multidões e elas estão se deixando levar. Se iludem pensando que não existe o Bem nem o mau, e assim são enganadas pelo mau que eles insistem em dizer que não existe. Elas pensam que dessa forma estão livres, mas mal sabem que não escolhendo nenhum lado já escolheram o mau. Que melhor forma dele os enganarem se não os fazendo acreditar que ele não existe? Preste atenção, veja o que acontece no mundo, veja a destruição e o sofrimento. Não é Deus o responsável por tudo isso. Seja lá quem você for, não não deixe de estudar a Bíblia e descobrir a Verdade que você precisa saber. Mesmo que você seja uma pessoa que não acredita nela, procure saber o que ela realmente ensina. Sei bem que muitas igrejas pegam a Palavra de Deus e destorcem de uma forma que, ao invés de nos aproximar dela, acaba nos afastando. Mas eu lhe digo, eu também me afastei por medo e por não saber o que, de fato, ela diz, mas agora conheci o caráter do Deus de amor do qual a Bíblia fala, e preciso anunciar isso ao mundo, mesmo que a maioria não dê atenção, que Deus é bom, Ele é bom. A Bíblia não é para nos meter medo, não é. Ela, quando entendida corretamente, é a mais maravilhosa carta de amor já escrita de todos os tempos. Não tampe, você mesmo, os seus olhos. É com todo amor que lhe faço este convite de estudar esta carta que foi escrita para mim e para você pelo nosso Criador, a Bíblia.

2 comentários

Você pode usar os comentários para dizer
qual é a sua opinião sobre o post
e para deixar suas dúvidas.

Spam e comentários ofensivos não serão publicados.

 
Desenvolvido por Michelly Melo. Miss Opina.